Website SCML

Telefone:
+351 214 608 300

Horário
08:00 - 19:00

websites that do your homework

Unidades Habitacionais Assistidas (UHA)

As Unidades Habitacionais Assistidas (UHA) pretendem constituir-se como uma resposta inovadora e complementar para utentes carenciados ou outros que, pela sua condição, não têm possibilidade de permanecer nas respetivas habitações, ou que, por algum motivo, necessitam de um espaço residencial de transição, antes de serem acolhidos no seio familiar ou noutro equipamento.

Com efeito, a adoção destas soluções num contexto de reabilitação, potencializa a participação ativa de pessoas com grande incapacidade nas ocupações domésticas, de lazer, profissionais ou escolares, contribuindo assim para o aumento da qualidade de vida e da sua inclusão futura.

As UHA visam, assim, colmatar uma carência de falta de respostas na sociedade e dar um contributo significativo para o reequilíbrio pessoal e afirmação das potencialidades, promovendo a educação para a autonomia, a qualidade de vida e a (re)construção do seu projeto de vida, num contexto residencial, mas devidamente inserido e amplamente beneficiado por uma estrutura de serviços de um centro de reabilitação. Devidamente apoiadas por uma equipa multidisciplinar especializada, as UHA permitem dotar a pessoa com incapacidade, após a alta hospitalar e no conforto de uma residência, da continuidade do processo de reabilitação, sempre que necessário, e de promoção da autonomia, de forma temporária, com vista a uma futura integração na comunidade.

O CMRA conta neste momento com duas UHA. Cada uma dispõe de uma área aproximada de 100m2, integrando 3 quartos com casa de banho privativa, uma sala de estar polivalente com kitchenette, e produtos de apoio e tecnológicos adaptados para utentes com incapacidade motora, devidamente inserida em espaços verdes requalificados.

MDG_5228_360x250

MDG_5238_360x250