Website SCML

Telefone:
+351 214 608 300

Horário
08:00 - 19:00

Novas Unidades Habitacionais Assistidas para o CMRA

No ano em que comemora 50 anos, o Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão aposta na construção de duas Unidades Habitacionais Assistidas para pessoas com lesões vertebro medulares.

A construção de casas de transição, nos terrenos do Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão (CMRA) adaptadas às pessoas com lesões vertebro medulares, de  forma a que “entrem num tempo novo da sua vida” voltou a ser anunciada pelo provedor da SCML, Pedro Santana Lopes.

Estas Unidades Habitacionais Assistidas (UHA) destinadas às pessoas com incapacidade motora serão construídas, de forma faseada. Num primeiro momento, vão ser erguidas duas Unidades para alojar jovens portadores de deficiência motora, dos 18 aos 35 anos.

O objetivo é dar resposta complementar para jovens carenciados ou outros que, pela sua condição, não têm possibilidade de permanecer nas respetivas habitações, ou que, por algum motivo, necessitam de um espaço residencial de transição, antes de serem acolhidos no seio familiar ou noutro equipamento.

As UHA pretendem colmatar a falta de resposta para estas situações na sociedade e dar um contributo significativo para o reequilíbrio pessoal destas pessoas, promovendo a educação para a autonomia, a qualidade de vida e a (re)construção do seu projeto de vida, num contexto residencial.

A adoção destas soluções num contexto de reabilitação potencializa a participação ativa de pessoas com grande incapacidade nas ocupações domésticas, de lazer, profissionais ou escolares, contribuindo assim para o aumento da qualidade de vida e da sua inclusão futura.

Atualmente, o CMRA dispõe de um espaço dedicado ao treino e aconselhamento de Atividades de Vida Diária e Doméstica, de grande utilidade para os utentes e famílias, no entanto, não se encontra dotado de um espaço residencial que permita testar os ensinamentos transmitidos durante o processo de internamento, com a ajuda da equipa interdisciplinar, ou onde possam transitoriamente permanecer, até à sua efetiva integração no seio familiar ou na comunidade.

santa casa