Website SCML

Telefone:
+351 214 608 300

Horário
08:00 - 19:00

Meios Complementares de Diagnóstico

Meios_Complementares

Os Meios Complementares de Diagnóstico estão disponíveis para utentes em tratamento ambulatório no Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão, mas também para utentes referenciados por outras instituições.

Centro de Mobilidade
Único no País, integrado no Programa Europeu Autonomy e implementado em parceria com a FIAT em 1999, tem como objetivo a criação de formas alternativas de condução para pessoas com deficiência.
Os parâmetros da avaliação incluem: teste de força muscular, capacidade de compreensão e reação a estímulos e destreza global. Os dados desta avaliação são interpretados à luz do contexto clínico-funcional global de cada indivíduo. Nos casos em que há potencial para licenciamento da condução, são equacionadas e relatadas as adaptações necessárias a realizar no veículo.

Laboratório de Marcha
O CMRA foi pioneiro a nível nacional na disponibilização desta tecnologia de ponta em contexto clínico. Criado em 1998, visa a monitorização de casos clínicos com situações especiais, avaliados e analisados, integrando os achados biomecânicos com o diagnóstico e aplicação clínica.
A equipa, coordenada por um Médico Fisiatra, inclui especialistas das áreas da Biomecânica e da Fisioterapia.

Exames efetuados:
•Registo videográfico do ortostatismo e da marcha;
•Análise cinemática e dinâmica do movimento (marcha);
•Análise da dinâmica articular (durante a marcha);
•Electromiografia dinâmica telemétrica (durante a marcha);
•Análise do apoio em dinâmica postural;
•Análise baropodográfica estática e dinâmica;
•Posturografia (controlo postural em ortostatismo).

Laboratório de Análise da Posição de Sentado (LAPOSE)
Está apetrechado com equipamentos que permitem uma avaliação completa e precisa do posicionamento em cadeira de rodas. Utiliza um sistema computadorizado de análise de pressões e uma vasta gama de sistemas e dispositivos de posicionamento e segurança, de forma a obter o posicionamento mais cómodo, mais funcional e mais seguro para cada pessoa (independentemente da idade) na cadeira de rodas. Para cada caso, são também levados em conta a idade, a biometria, o diagnóstico, o prognóstico, o contexto social e familiar. A equipa é multidisciplinar sendo coordenada por um Médico Fisiatra, incluiu terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas.

Estudos Urodinâmicos
Os Estudos Urodinâmicos contribuem para a avaliação, orientação terapêutica e seguimento de pessoas com bexiga neurogénica de variadas etiologias, orientando os clínicos para o treino vesical adequado a cada indivíduo.
A avaliação pré e pós operatória na incontinência urinária do sexo feminino e o estudo e seguimento de indivíduos com patologia prostática são outras indicações para este tipo de exames de diagnóstico.

Fisiopatologia Respiratória
Com capacidade para a avaliação da função respiratória em crianças e adultos, dispõe de uma cabine de pletismografia adaptada para utentes em cadeira de rodas.