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Perturbação da Linguagem nas Crianças? Descubra os sinais de alerta

A Unidade de Terapia da Fala, integrada no Serviço de Reabilitação Pediátrica e Desenvolvimento do Centro de Medicina e Reabilitação de Alcoitão, pretende oferecer, junto da Comunidade, um apoio de referência, cada vez mais especializado. Contando com especialistas no apoio em crianças e jovens com um perfil de Perturbação de Linguagem Específica nas varias competências linguísticas e de Dislexia.

Neste sentido desenvolveu ferramentas ao nível da avaliação e da intervenção que permitem não só um diagnóstico mais fiável, como uma intervenção mais adequada potencializando quer o desenvolvimento das crianças em termos linguísticos quer o seu percurso escolar, privilegiando o contacto com os docentes e tendo os pais como parceiros de intervenção.

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Há sinais de alerta que podem ser preditivos de uma perturbação da linguagem (oral e escrita).

Estes sinais de alerta podem ser:
• Dizer as 1 ª palavras mais tarde comparativamente a outras crianças da mesma idade;
• Trocar sons nas palavras (Ex: bota/mota);
• Fazer reformulações constantes do que quer dizer (Hoje cinema vamos…Vamos hoje ao cinema?);
• Fazer frases curtas e/ou desorganizadas (Está à filha calçar sapato);
• Dificuldade em lembrar-se dos nomes das coisas (descrevendo-as pela função, pela acção, pelas características, através de gestos, ou ainda substituindo por outra);
• Não ser objetivo nas descrições que faz dos acontecimentos;
• Dificuldades em perceber piadas, anedotas ou charadas, interpretando-as à letra;
• Não conseguir manter o mesmo tema de conversa;
• Responder desadequadamente a perguntas começadas por “Quem, Como, Quando, Onde, Qual…”;
• Não adaptar o estilo de linguagem, de acordo com o contexto e com o interlocutor;
• Dificuldade em e produzir histórias, lengalengas e canções;
• Compromisso na produção e reconhecimento de rimas.

No fim do 1º de escolaridade (período de automatização dos mecanismos da escrita/leitura) consideram-se ainda como sinais de alerta:
• Inversões ou troca de letras ou sílabas e/ou palavras Ex: secola (escola); fela (vela);
• Omissão de letras e/ou sílabas, Ex: Sato (sapato); casola (camisola);
• Dificuldades em discriminar sons, Ex: f/v s/z ch/J
• Dificuldade na interpretação de frases e/ou textos;
• Dificuldades em integrar as regras ortográficas Ex: comião (comiam);
• Narrativa escrita pobre, mal estruturada no espaço e no tempo (morfossintaxe)

A Unidade da Terapia da Fala, no SRPD possui um conjunto de técnicos que reúnem o melhor da sua experiencia, conhecimentos, competências e recursos, definindo e desenvolvendo soluções que respondem às necessidades das crianças e jovens, ao nível das perturbações da linguagem, fala e deglutição.

Se tem alguma preocupação em relação à linguagem/articulação do seu filho não hesite em falar com o seu médico que poderá propor uma avaliação em terapia da fala.

A criança/jovem é avaliado por uma equipa multidisciplinar da qual fazem parte médicos, psicólogos e terapeutas da fala, entre outros técnicos..

Para mais informações, contacte a Unidade de Gestão de Utentes:
Tel: 21 460 83 00
Fax: 21 469 11 85
E-mail: ugd-cmra@scml.pt