Website SCML

Telefone:
+351 214 608 300

Horário
08:00 - 19:00

Conferência “Um dia pelo Linfedema”

Linfedema?! Uns já ouviram falar sobre ele, mas não sabem o que é. Outros já tiveram contacto com esta realidade, mas não imaginam o impacto da condição na vida diária de uma pessoa. Quem tem de lidar com ele diariamente, também se questiona: “O tratamento que faço é o mais adequado? Posso fazer exercício? A minha manga de contenção está adaptada?”.

A Conferência “Um dia pelo Linfedema”, que se realizará no dia 12 de Novembro de 2016 no auditório do Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão, pretende responder a estas e muitas outras questões, destinando-se a qualquer pessoa que queira compreender esta disfunção ou contribuir para a partilha de informação sobre a mesma.

O linfedema consiste numa doença crónica que se caracteriza pelo aparecimento de um inchaço (edema), habitualmente ao nível de um braço ou uma perna, devido à acumulação de linfa nos tecidos por baixo da pele. Surge na sequência de uma incapacidade do sistema linfático em transportar a linfa, seja por malformação congénita (linfedema primário) ou por outra razão que levou à danificação das vias linfáticas, como o cancro de mama ou radioterapia (linfedema secundário). Apesar de pouco divulgada, esta doença atinge entre 120 a 140 milhões de pessoas em todo o mundo, existindo a necessidade de desenvolver estratégias de avaliação e intervenção adequadas às necessidades dos utentes. Neste sentido, “Um dia pelo Linfedema” tem como objectivo contribuir para a disseminação de informação que visa a promoção de saúde através da sensibilização de utentes e da população geral para a sua prevenção e tratamento. Inscreva-se e junte-se a nós nesta iniciativa!

Cartaz_Linfedema_13102016

As inscrições são obrigatórias e gratuitas.
E-mail: gic-cmra@scml.pt (com o assunto – Inscrição na conferência “Um dia pelo Linfedema”; indicando nome completo e profissão).