Website SCML

Telefone:
+351 214 608 300

Horário
08:00 - 19:00

1º Ciclo de Conferências 2017/2018

27/10/2017 - Terapia Ocupacional | Programa de Competências de Utilização de Cadeiras de Rodas

Programa:

14h00 – Abertura da Conferência – “Programa de Competências de Utilização de Cadeiras de Rodas” Oradores: João Cadima e Mário Gomes (Terapeutas Ocupacionais) Moderador: Vânia Guimarães (Terapeuta Ocupacional) Sessão Prática – Demonstração do Programa de Competências de Utilização de Cadeiras de Rodas Responsáveis: Rui Pisco e Samuel Velez

15h00 – Sessão Prática – Demonstração do Programa de Competências de Utilização de Cadeiras de Rodas Responsáveis: Rui Pisco e Samuel Velez

Local: Auditório do Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão

Resumo Curricular dos Conferencistas:

Rui Pisco: Terapeuta Ocupacional na Unidade de Terapia Ocupacional, do Serviço de Reabilitação Geral de Adultos no Centro de Medicina de Reabilitação do Alcoitão, desde 1997, onde colabora no aconselhamento de Tecnologias de Apoio para a Acessibilidade ao Ambiente, Acesso ao computador, Sistemas de Posicionamento e Mobilidade em cadeira de rodas. Membro da equipe multidisciplinar que integra o Laboratório de Análise da Posição Sentada, do Centro de Medicina de Reabilitação do Alcoitão desde a sua existência (2008). Colaborador na Escola Superior de Saúde de Alcoitão como professor assistente e educador clínico. Curso de pós graduação “ Tecnologia para  autonomia e integração social da pessoa com incapacidade”, obtido na Universitá Cattolica del Sacro Cuore de Milão, em 2012.

Mário Gomes: Terapeuta ocupacional a exercer funções desde 2003 no CMRA na Unidade de TO Adultos. Desde 2005 começou a especializar-se na área do posicionamento e mobilidade em cadeira de rodas. Tem participado e organizado diversas formações ligadas a esta temática. Faz parte da equipa multidisciplinar que iniciou em 2008 a consulta do Laboratório de Análise da Posição de Sentado e atualmente ainda integra a equipa, colaborando na avaliação, aconselhamento e seleção de produto de apoio. Em 2015 colaborou com uma empresa de referência em Portugal, especializada em produtos de apoio para o posicionamento e mobilidade, tendo efetuado diversas avaliações/estudos com utentes em diferentes contextos (Institucional e domiciliário).

João Pedro Mira Cadima: Licenciado e Mestre em Terapia Ocupacional, especializado em Integração Sensorial. Desenvolve o seu trabalho no Serviço de Reabilitação Pediátrica e de Desenvolvimento do CMRA desde 2011 com crianças com perturbações de neuro desenvolvimento e suas famílias. Nesse âmbito colabora no aconselhamento de tecnologias de apoio para acesso ao computador, sistemas de posicionamento e mobilidade em cadeira de rodas. Já foi membro da equipe multidisciplinar que integra o Laboratório de Análise da Posição Sentada, do Centro de Medicina de Reabilitação do Alcoitão. Colaborador na Escola Superior de Saúde de Alcoitão como professor assistente convidado e educador clínico.

Samuel Alexandre Teixeira Velez: Terapeuta Ocupacional, no Departamento de Terapia Ocupacional Adultos do Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão, no Serviço de Lesões Vertebro-medulares – Serviço 1, desde 2008. Docente convidado na Pós-Graduação em Terapia da Mão, na unidade curricular: Condições clinicas do punho e da mão em lesões vertebro medulares, na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria, no ano letivo 2015/2016. Colabora com a Escola Superior de Saúde do Alcoitão e com a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria, como educador clinico no Curso de Licenciatura em Terapia Ocupacional, desde 2013. Colaborou na apresentação de caso clinico: “Acesso ao computador na lesão medular cervical” no XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação subordinada ao tema Tecnologias em Medicina Física e de Reabilitação que decorreu nos dias 19, 20 e 21 de março de 2015 em Cascais. Apresentação de comunicações em diversas ações de formação e conferências sobre Lesões Vertebro Medulares. Intervenção em grupos terapêuticos com utentes com Lesão Vertebro-medular.

27/11/2017 - Terapia da Fala | Perturbação da Comunicação no Adulto por Lesão Neurológica Adquirida

Programa:

15h00 – Sessão de Abertura – Receção dos convidados e apresentação dos membros da Mesa.

15h15 – “Perturbação da Comunicação no Adulto por Lesão Neurológica Adquirida – enquadramento teórico e experiência de Avaliação/Intervenção na Unidade de Terapia da Fala do CMRA” – Regina Branco e Maria Silva, Terapeutas da Fala da Unidade de Terapia da Fala do Centro de Medicina e Reabilitação do Alcoitão (CMRA).

15h45 – “Especificidades e complementaridade do diagnóstico na Afasia Progressiva Primária” – Carolina Maruta, Neuropsicóloga Clínica e Investigadora no Laboratório de Estudos de Linguagem da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

16h00 – “Alterações da Comunicação nas Demências" – Inês Tello Rodrigues, Terapeuta da Fala.

16h15 – Intervalo/Pausa

16h30 – “Alterações da Comunicação após Lesão Hemisférica Direita” – José Fonseca, Terapeuta da Fala no Laboratório de Estudos de Linguagem da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

16h45 – “Perturbação da Comunicação nos Traumatismos Crânio-encefálicos: Necessidades na Avaliação e Intervenção" – Marta Pinto, Terapeuta da Fala na Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica (APELA).

17h00 – Debate Temático: “Novos olhares sobre a terminologia/metodologia” – com moderação de Marta Aguiar, Terapeuta Diretora da Unidade de Terapia da Fala do Centro de Medicina e Reabilitação do Alcoitão (CMRA).

17h30 – Sessão de Encerramento

Local: Sala Multiusos 1 do Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão

Resumo Curricular dos Conferencistas:

Carolina Maruto – Licenciada em Psicologia, área de Clínica, pelo ISPA-IU e Doutorada em Ciências Biomédicas (Neurociências) pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL). Psicóloga, com o título de especialista em Neuropsicologia conferido pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, no Laboratório de Estudos de Linguagem da FMUL e no Centro de Encefalografia e Neurofisiologia Clínica (CENC) – Centro de Medicina do Sono. Psicóloga no Centro Clínico de Lisboa do Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas (SBSI/SAMS) e na Clínica de Neurologia Isabel Pavão Martins. Professora convidada da cadeira de Neuropsicologia nas licenciaturas em Terapia da Fala e Terapia Ocupacional da Escola Superior de Saúde de Alcoitão, bem com no curso de Mestrado/Doutoramento de Neurociências da FMUL.

José Fonseca – Doutoramento em Voz, Linguagem e Comunicação, especialidade de Neurociências, pelas Faculdades de Medicina e Letras da Universidade de Lisboa. Terapeuta da Fala no Laboratório de Estudos de Linguagem da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Investigador no Instituto de Medicina Molecular. Professor Convidado na Escola Superior de Saúde do Alcoitão e na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal. Presidente do Conselho Técnico da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Vice-Presidente Executivo da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala.

Marta Gomes Pinto – Terapeuta da Fala na APELA (Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica). Pós Graduada em Supervisão Clínica e Gestão de Recursos pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão (ESSA). Pós Graduada em Necessidades Complexas de Comunicação pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão (ESSA). Professora convidada na Escola Superior de Saúde do Alcoitão nos temas “Perturbação da Comunicação no Adulto com lesão neurológica adquirida".

Inês Tello R. M. Rodrigues – Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão.  Obteve um Mestrado em Patologia da Linguagem cujo tema se centrou na doença de Parkinson e conquistou um prémio de mérito científico atribuído pela Fundação D. Pedro IV. Terminou o Doutoramento em Neurociências Cognitivas pela Universidade Católica Portuguesa, com um trabalho que incidiu sobre os mecanismos de neuroplasticidade na recuperação da linguagem pós-AVC. O seu percurso profissional tem integrado simultaneamente a prática clínica, a investigação científica e a formação pedagógica. Desde 2005 que intervém com adultos com patologia neurológica em contexto de internamento e ambulatório, integrada uma equipa multi e interdisciplinar de técnicos de saúde e cuja intervenção é sempre centrada na pessoa e na família. Actualmente exerce funções no Centro Clínico NeuroSer, é Professora Adjunta convidada da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria e da Escola Superior de Saúde do Alcoitão e é investigadora no Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde do Instituto da Ciências da Saúde da UCP.

29/01/2018 - Ortoprotesia | Amputados e Ortóteses

Amputados e Ortóteses

Programa brevemente

09/02/2018 - Enfermagem | A Eficácia da Implementação de um Programa de Reabilitação nos Utentes Submetidos a Amputação do Membro Inferior no Sucesso da Protetização

“A Eficácia da Implementação de um Programa de Reabilitação nos Utentes Submetidos a Amputação do Membro Inferior no Sucesso da Protetização

Programa brevemente

23/02/2018 - Fisioterapia | Intervenção, Inovação e Tecnologia – Questionamos o presente, antecipamos (ou modificamos) o futuro

“Intervenção,  Inovação e Tecnologia – Questionamos o presente, antecipamos (ou modificamos) o futuro 

Programa brevemente

06/03/2018 - Terapia da Fala | Interferência da pragmática na Comunicação

“Interferência da pragmática na Comunicação

Programa brevemente

20/03/2018 - Serviço Social | Campos de Atuação e Identidades Profissionais

Inscreva-se gratuitamente aqui!

Programa:

14h30 às 15h00 – “Campos de Atuação e Identidades Profissionais"Esta comunicação destaca os campos de atuação e as identidades profissionais percebidas e construídas pelos ​ ​Assistentes Sociais em Portugal. Pretende-se debater de que modo os processos de mudança social e política (questões sociais, complexidades, austeridade e nova gestão ​pública) influenciam a intervenção dos assistentes sociais e reconfiguram a profissão.  Nesta abordagem consideramos o sector da saúde como um campo onde o Serviço Social  emergiu e se consolidou  destacando os desafios para a profissão neste contexto.

15h00 às 15h15 – Debate

Local: Sala Multiusos 1 do Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão

Oradores:

Maria Irene Carvalho - ​Professora Auxiliar convidada no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas ISCSP ​-Universidade de Lisboa – Investigadora Integrada no Centro de Administração e Políticas Públicas – CAPP e Coordenadora do Núcleo de Investigação em Serviço Social​.

Carla Pinto – ​Professora Auxiliar no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas ISCSP ​- Universidade de Lisboa -Investigadora Integrada no Centro de Administração e Políticas Públicas – CAPP e Coordenadora do Núcleo de Investigação em Serviço Social​.

06/04/2018 - Psicologia | Realidade virtual

“Realidade virtual

Programa brevemente

13/04/2018 - Enfermagem | O Crescimento das Crianças com Paralisia Cerebral e Fatores Associados

“O Crescimento das Crianças com Paralisia Cerebral e Fatores Associados

Programa brevemente

20/04/2018 - Encerramento

Programa brevemente