Website SCML

Telefone:
+351 214 608 300

Horário
08:00 - 19:00

1º Ciclo de Conferências 2017/2018

27/10/2017 - Terapia Ocupacional | Programa de Competências de Utilização de Cadeiras de Rodas

Programa:

14h00 – Abertura da Conferência – “Programa de Competências de Utilização de Cadeiras de Rodas” Oradores: João Cadima e Mário Gomes (Terapeutas Ocupacionais) Moderador: Vânia Guimarães (Terapeuta Ocupacional) Sessão Prática – Demonstração do Programa de Competências de Utilização de Cadeiras de Rodas Responsáveis: Rui Pisco e Samuel Velez

15h00 – Sessão Prática – Demonstração do Programa de Competências de Utilização de Cadeiras de Rodas Responsáveis: Rui Pisco e Samuel Velez

Local: Auditório do Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão

Resumo Curricular dos Conferencistas:

Rui Pisco: Terapeuta Ocupacional na Unidade de Terapia Ocupacional, do Serviço de Reabilitação Geral de Adultos no Centro de Medicina de Reabilitação do Alcoitão, desde 1997, onde colabora no aconselhamento de Tecnologias de Apoio para a Acessibilidade ao Ambiente, Acesso ao computador, Sistemas de Posicionamento e Mobilidade em cadeira de rodas. Membro da equipe multidisciplinar que integra o Laboratório de Análise da Posição Sentada, do Centro de Medicina de Reabilitação do Alcoitão desde a sua existência (2008). Colaborador na Escola Superior de Saúde de Alcoitão como professor assistente e educador clínico. Curso de pós graduação “ Tecnologia para  autonomia e integração social da pessoa com incapacidade”, obtido na Universitá Cattolica del Sacro Cuore de Milão, em 2012.

Mário Gomes: Terapeuta ocupacional a exercer funções desde 2003 no CMRA na Unidade de TO Adultos. Desde 2005 começou a especializar-se na área do posicionamento e mobilidade em cadeira de rodas. Tem participado e organizado diversas formações ligadas a esta temática. Faz parte da equipa multidisciplinar que iniciou em 2008 a consulta do Laboratório de Análise da Posição de Sentado e atualmente ainda integra a equipa, colaborando na avaliação, aconselhamento e seleção de produto de apoio. Em 2015 colaborou com uma empresa de referência em Portugal, especializada em produtos de apoio para o posicionamento e mobilidade, tendo efetuado diversas avaliações/estudos com utentes em diferentes contextos (Institucional e domiciliário).

João Pedro Mira Cadima: Licenciado e Mestre em Terapia Ocupacional, especializado em Integração Sensorial. Desenvolve o seu trabalho no Serviço de Reabilitação Pediátrica e de Desenvolvimento do CMRA desde 2011 com crianças com perturbações de neuro desenvolvimento e suas famílias. Nesse âmbito colabora no aconselhamento de tecnologias de apoio para acesso ao computador, sistemas de posicionamento e mobilidade em cadeira de rodas. Já foi membro da equipe multidisciplinar que integra o Laboratório de Análise da Posição Sentada, do Centro de Medicina de Reabilitação do Alcoitão. Colaborador na Escola Superior de Saúde de Alcoitão como professor assistente convidado e educador clínico.

Samuel Alexandre Teixeira Velez: Terapeuta Ocupacional, no Departamento de Terapia Ocupacional Adultos do Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão, no Serviço de Lesões Vertebro-medulares – Serviço 1, desde 2008. Docente convidado na Pós-Graduação em Terapia da Mão, na unidade curricular: Condições clinicas do punho e da mão em lesões vertebro medulares, na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria, no ano letivo 2015/2016. Colabora com a Escola Superior de Saúde do Alcoitão e com a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria, como educador clinico no Curso de Licenciatura em Terapia Ocupacional, desde 2013. Colaborou na apresentação de caso clinico: “Acesso ao computador na lesão medular cervical” no XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação subordinada ao tema Tecnologias em Medicina Física e de Reabilitação que decorreu nos dias 19, 20 e 21 de março de 2015 em Cascais. Apresentação de comunicações em diversas ações de formação e conferências sobre Lesões Vertebro Medulares. Intervenção em grupos terapêuticos com utentes com Lesão Vertebro-medular.

27/11/2017 - Terapia da Fala | Perturbação da Comunicação no Adulto por Lesão Neurológica Adquirida

Programa:

15h00 – Sessão de Abertura – Receção dos convidados e apresentação dos membros da Mesa.

15h15 – “Perturbação da Comunicação no Adulto por Lesão Neurológica Adquirida – enquadramento teórico e experiência de Avaliação/Intervenção na Unidade de Terapia da Fala do CMRA” – Regina Branco e Maria Silva, Terapeutas da Fala da Unidade de Terapia da Fala do Centro de Medicina e Reabilitação do Alcoitão (CMRA).

15h45 – “Especificidades e complementaridade do diagnóstico na Afasia Progressiva Primária” – Carolina Maruta, Neuropsicóloga Clínica e Investigadora no Laboratório de Estudos de Linguagem da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

16h00 – “Alterações da Comunicação nas Demências" – Inês Tello Rodrigues, Terapeuta da Fala.

16h15 – Intervalo/Pausa

16h30 – “Alterações da Comunicação após Lesão Hemisférica Direita” – José Fonseca, Terapeuta da Fala no Laboratório de Estudos de Linguagem da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

16h45 – “Perturbação da Comunicação nos Traumatismos Crânio-encefálicos: Necessidades na Avaliação e Intervenção" – Marta Pinto, Terapeuta da Fala na Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica (APELA).

17h00 – Debate Temático: “Novos olhares sobre a terminologia/metodologia” – com moderação de Marta Aguiar, Terapeuta Diretora da Unidade de Terapia da Fala do Centro de Medicina e Reabilitação do Alcoitão (CMRA).

17h30 – Sessão de Encerramento

Local: Sala Multiusos 1 do Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão

Resumo Curricular dos Conferencistas:

Carolina Maruto – Licenciada em Psicologia, área de Clínica, pelo ISPA-IU e Doutorada em Ciências Biomédicas (Neurociências) pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL). Psicóloga, com o título de especialista em Neuropsicologia conferido pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, no Laboratório de Estudos de Linguagem da FMUL e no Centro de Encefalografia e Neurofisiologia Clínica (CENC) – Centro de Medicina do Sono. Psicóloga no Centro Clínico de Lisboa do Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas (SBSI/SAMS) e na Clínica de Neurologia Isabel Pavão Martins. Professora convidada da cadeira de Neuropsicologia nas licenciaturas em Terapia da Fala e Terapia Ocupacional da Escola Superior de Saúde de Alcoitão, bem com no curso de Mestrado/Doutoramento de Neurociências da FMUL.

José Fonseca – Doutoramento em Voz, Linguagem e Comunicação, especialidade de Neurociências, pelas Faculdades de Medicina e Letras da Universidade de Lisboa. Terapeuta da Fala no Laboratório de Estudos de Linguagem da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Investigador no Instituto de Medicina Molecular. Professor Convidado na Escola Superior de Saúde do Alcoitão e na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal. Presidente do Conselho Técnico da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Vice-Presidente Executivo da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala.

Marta Gomes Pinto – Terapeuta da Fala na APELA (Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica). Pós Graduada em Supervisão Clínica e Gestão de Recursos pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão (ESSA). Pós Graduada em Necessidades Complexas de Comunicação pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão (ESSA). Professora convidada na Escola Superior de Saúde do Alcoitão nos temas “Perturbação da Comunicação no Adulto com lesão neurológica adquirida".

Inês Tello R. M. Rodrigues – Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão.  Obteve um Mestrado em Patologia da Linguagem cujo tema se centrou na doença de Parkinson e conquistou um prémio de mérito científico atribuído pela Fundação D. Pedro IV. Terminou o Doutoramento em Neurociências Cognitivas pela Universidade Católica Portuguesa, com um trabalho que incidiu sobre os mecanismos de neuroplasticidade na recuperação da linguagem pós-AVC. O seu percurso profissional tem integrado simultaneamente a prática clínica, a investigação científica e a formação pedagógica. Desde 2005 que intervém com adultos com patologia neurológica em contexto de internamento e ambulatório, integrada uma equipa multi e interdisciplinar de técnicos de saúde e cuja intervenção é sempre centrada na pessoa e na família. Actualmente exerce funções no Centro Clínico NeuroSer, é Professora Adjunta convidada da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria e da Escola Superior de Saúde do Alcoitão e é investigadora no Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde do Instituto da Ciências da Saúde da UCP.

29/01/2018 - Ortoprotesia | Progressos em Ortoprotesia

Programa:

09h30 às 11h00 – Workshop “Rastreio Podológico e Provas de pés e mãos protéticas" - Ortoprotésica Ana Rita Neves, Ortoprotésica Ana Silva, Ortoprotésica Renata Bastos, Ortoprotésica Sónia Fortes e Ortoprotésica Vânia Almeida (Hall de entrada do CMRA)

10h30 às 12h30 – Workshop “Joelhos e treino protético" - Ortoprotésico Cristhian Barros e Fisioterapeuta Fábio Valentim (Sala Multiusos)

12h30 às 14h00 – Pausa

14h00 às 14h30 – Workshop “Aplicação de Impressão a 3D na Ortoprotesia” – Engenheiro Pedro Joel Gomes (Sala Multiusos)

14h30 às 15h00 – Workshop “A protetização provisória imediata em amputações transtibiais com suspensão por pino" – Ortoprotésica Vânia Almeida (Sala Multiusos)

15h00 às 16h00 – ADAPTTECH “Smart Prosthetic Fitting Tool" - Sofia Assis e Tiago Freitas (Sala Multiusos)

Resumo Curricular dos Conferencistas:

Ana Rita Neves – Licenciada em Ortoprotesia pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL). Ortoprotésica na Unidade de Ortoprotesia – setor de Ortóteses – no Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão desde 2009. Foi colaboradora na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa como professora assistente durante o ano letivo de 2009/2010. Participou como oradora no I Simpósio Ibérico em Lesões Vertebro-Medulares em 2015. Frequência em cursos de especialização, entre os quais: Trent International Prosthetic Symposium – ISPO, Burleigh Court Conference Centre Loughborough (2009); Protocolo de Fabricação de AFO e KAFO pela BECKER Orthopedic (2017).

Ana Silva - Ortoprotésica na Unidade de Ortoprotesia do Centro de Medicina e Reabilitação de Alcoitão desde 2013. Curso Técnico Auxiliar Protésico em 2001, na Escola Profissional do Alto Ave, conclui o mesmo em 2003 tendo ingressado no Centro de Medicina e Reabilitação de Alcoitão, na Unidade de Ortoprotesia como Técnica Auxiliar Protésica. Em 2013 licenciou-se em Ortoprotesia pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa.Tem como área de interesse e intervenção o âmbito Ortóteses. Participou, na qualidade de oradora nas III Jornadas de Spina Bífida (2017). Como cursos de especialização efetuou, Protocolo de Fabricação de AFO e KAFO pela BECKER Orthopedic (2017), Técnicas de Reabilitação Protésica de Amputados Transtibiais e Transfemurais (2011), Reabilitação em Amputados de Membro Inferior pela Ossur (2007), Apresentação de novas técnicas para próteses e ortóteses e os seus critérios de prescrição, pela OrtoIbérica (2002). Paralelamente, tem frequentado os congressos ISPO, REHA TECHNIK e ORTOAN.

Christian Barros - Em junho de 1998 concluiu o curso de Podo-ortesia e em junho de 2000 terminou o curso de Ortoprotesia. De setembro de 2000 a maio de 2004 exerceu a sua atividade profissional no Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão (CMRA). De setembro de 2005 a agosto de 2010, desempenhou a sua atividade profissional como docente da disciplina de Ortoprotesia na Escola Superior de Saúde de Faro e em simultâneo prática profissional em empresas privadas. Em abril de 2011 foi convidado pelo Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão (CMRA) para coordenar a Unidade de Ortoprotesia, onde desempenha a sua atividade profissional até à presente data. Em setembro 2012 fez parte da equipa técnica de suporte dos atletas dos Jogos Paralímpicos de Londres.Entre junho e agosto de 2014 colaborou com Centro de Medicina e Reabilitação de Luanda (Formação OnJob). Desde de 2014 até à presente data tem sido formador para a elaboração de próteses transfemorais com joelho com microprocessador.

Fábio Valentim - Licenciado em Fisioterapia desde 2008 pela Escola Superior de Saúde de Alcoitão (ESSA). Fisioterapeuta no Centro de Medicina de Reabilitação do Alcoitão desde 2007, na área de Neuromusculares. Curso básico de Bobath – Avaliação e Tratamento do Adulto com Condições Neurológicas – Conceito de Bobath. Experiência profissional com utentes amputados desde 2016 no Centro de Medicina de Reabilitação do Alcoitão.

Pedro Joel Gomes - Engenheiro Mecânico com mestrado integrado em Mecatrónica. Exerce funções na empresa Quelhas Ribeiro e Cardoso, Lda. desde setembro de 2016 com as funções de conceção, desenvolvimento e criação de sistemas, integrando as novas tecnologias com as necessidades da Ortoprotesia.

Renata Bastos - É natural de Lisboa, bacharel em Ortoprotesia pela Escola Superior de Tecnologia de Saúde de Lisboa (1986), com o Curso de Estudos Superiores Especializados em Ensino e Administração conferente do grau de licenciatura pela Escola Superior de Saúde de Alcoitão (1994). Possui igualmente uma pós-graduação em Introdução à Metodologia de Investigação pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (2006) e uma pós-graduação em Intervenção Sócio-organizacional na Saúde pela Universidade de Évora (2008) a par de outros cursos (38), efetuados em Portugal e no estrangeiro e relacionados com a sua área profissional. Foi estagiária na Unidade de Ortoprotesia do Victoria General Hospital, Manitoba, Canadá (1986) e na Unidade de Ortoprotesia do St Mary’s Hospital, Londres, Inglaterra (2007). Do ponto de vista profissional, desempenha funções de Ortoprotésica na Unidade de Ortoprotesia do Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão desde 1987, onde exerceu igualmente funções de Subcoordenação e Coordenação entre 1994 e 2011. Estruturou o Curso Superior de Ortoprotesia na Escola Superior de Tecnologia de Saúde de Lisboa (2004) onde desempenhou funções de Coordenação no mesmo, de 2004 até 2007. Colaborou como docente na Escola Superior de Tecnologia de Saúde de Lisboa, Escola Superior de Tecnologia de Saúde do Porto e na Escola Superior de Saúde de Alcoitão, entre 1988 e 2016, nos cursos superiores de Ortoprotesia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Apresentou 6 trabalhos em reuniões científicas nacionais e internacionais, tendo sido conferencista convidada nas mesmas. Integrou 6 comissões organizadoras de congressos, encontros científicos e grupos de trabalho em áreas relacionadas com a profissão. Foi vogal no júri de 2 concursos internos de acesso na Função Pública e em 1 para a atribuição do grau de Especialista na carreira docente. Em termos de organizações profissionais, foi vogal da direção da Associação Portuguesa de Ortoprotesia e Indústria Ortopédica (1992), é membro da International Society for Prosthetics and Orthotics desde 1993, da National Association of American Veterans desde 1996 e vogal da direcção da Associação Profissional dos Técnicos Ortoprotésicos desde 1994. Efetua pontualmente prestação de serviços pro bono à comunidade, em rastreios na sua área profissional, colaborando com Câmaras Municipais e o Rotary Club de Lisboa.

Sofia Assis - Tirou o mestrado integrado em Bioengenharia da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em 2016. Como estudante, iniciou o projeto para o estudo da redução da fadiga muscular causada por estimulação elétrica funcional no grupo de Center for Rehabilitation Engineering na University of Glasgow. Desenvolveu o projeto para a avaliação cinemática de pacientes parkinsónicos antes, durante e após cirurgia de estimulação cerebral profunda no Center for Biomedical Research do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC-TEC). Publicou nos Proceedings da conferência internacional da IEEE EMBS 2016 (‘An Adaptive Model Approach for Quantitative Wrist Rigidity Evaluation during Deep Brain Stimulation Surgery’, 2016) e em Neurocirurgia (‘A real-time intraoperatory system for rigidity evaluation during deep brain stimulation surgery’, vol. 27, 2016). Juntou-se à Adapttech em outubro de 2016 e desde então tem aplicado conceitos de visão por computador e rastreamento de movimento nas atividades de I&D da companhia.

Sónia Guerreiro Fortes - Licenciada em Ortoprotesia, pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa. Iniciou o seu percurso profissional em 2002 na Ortomedicinal em Lisboa onde permaneceu até 2006, desempenhando funções na área das próteses. Exerce funções no Centro de Medicina de Reabilitação do Alcoitão, na Unidade de Ortoprotesia desde 2007. Exerceu funções na área das próteses de 2007 a 2011 e até à data na área das ortóteses. Tem participado em vários cursos de especialização na área da Ortoprotesia, Soluções Transtibiais e Transfemorais no tratamento Protésico da empresa Ossur (2003), Reeducação da Mão, workshop realizado pelo CMRA e Associação Portuguesa de Terapia da Mão, Reabilitação Protésica de Amputados Transtibiais e Transfemorais (2011), Soluções para Prótese do Membro Inferior da Empresa Endolite (2012), Protocolo da Fabricação de AFO e KAFO pela Becker Orthopedic (2017), entre outros. Tem frequentado congressos ISPO, REHA TECHNIK e ORTOAN.

Tiago Freitas - Terminou o mestrado integrado em Bioengenharia, ramo de Engenharia Biomédica, em 2016. Como estudante foi bolseiro no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC-TEC), onde trabalhou em segmentação de nódulos pulmonares juxta-vasculares, resultando na publicação dos Proceedings da conferência RECPAD (‘An improved method for juxta-vascular nodule candidate detection’, 2015). Na sua tese de mestrado focou-se em reconhecimento facial multimodal em sistemas não controlados, tendo sido co-autor num artigo no U.Porto Journal of Engineering (‘Multimodal Hierarchical Face Recognition using Information from 2.5D Images’, 2016) e primeiro autor num artigo da conferência internacional 12th International Symposium on Visual Computing (‘A comparative analysis of deep and shallow features for multimodal face recognition in a novel RGB-D-IR dataset’, 2016). Após terminar o curso juntou-se à Adapttech, como Engenheiro Biomédico, onde trabalha com Visão por computador, Realidade Aumentada e Reconstrução 3D, acompanhando também os estudos clínicos em curso da empresa.

Vânia Almeida - Licenciou-se em Ortoprotesia, em 2008, na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa. Exerce funções como Ortoprotésica na Unidade de Ortoprotesia, do Centro de Medicina e Reabilitação de Alcoitão, desde 2009. Iniciou o seu exercício na Unidade de Ortoprotesia no âmbito das ortóteses até 2011, posteriormente e até à presente data, tem como área de intervenção as próteses. Colaborou com a Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Lisboa, sendo professora assistente no ano letivo 2009/2010. Especializou-se em vários seminários e workshops, tais como: Trent International Prosthetic Symposium – ISPO, Burleigh Court Conference Centre Loughborough (2009); Novas Tecnologias aplicadas às próteses do membro inferior e superior, na Universidade de Aveiro (2010); Próteses transfemorais de contenção isquiática (2017) entre outros. Participou como preletora da mesa redonda Reabilitação e integração na OI, com o tema “Intervenção da Ortoprotesia na Osteogénese Imperfeita – Ajudas Técnicas” (2011).

23/02/2018 - Fisioterapia | Intervenção, Inovação e Tecnologia – Questionamos o presente, antecipamos (ou modificamos) o futuro

Inscreva-se gratuitamente aqui!

Programa:

10h00 – Sessão de Abertura: Apresentação da Unidade de Fisioterapia - Tiago Teixeira

10h15 – Intervenção em contexto clínico com a Wii: Visão da Fisioterapia Pediátrica (Pediatria) - Sónia Bastos

10h45 – Intervenção da Fisioterapia: Abordagem transdisciplinar no serviço de Reab. Pediátrica e Desenvolvimento (Pediatria) - Susana Sardinha

11h15 – Ensino pela Prática: “Importância da Educação Clinica na Unidade de Fisioterapia do CMRA” (Pediatria e Adultos) - Maria João Oliveira

12h00 – Pausa

13h30 –  Low Back Pain: Intervenção terapêutica em grupo (Adultos) - João Pedro Fonseca

14h00 – Efetividade da intervenção da Fisioterapia em doentes com dor cervical crónica: Que Futuro? (Adultos) - Lúcia Domingos

14h30 – Influência da auto condução da cadeira de rodas na marcha em utentes com sequelas de AVC (Adultos) - Alexandra Gomes, Nelson Figueira e Sónia Dinis

15h00 – Intervalo

15h15 – Grupo de Parkinson: Intervenção baseada nas Guidelines Europeias (Adultos) - Alexandra Salgueiro, Rita Patrocínio e Paula Fraga

15h45 – O contributo do Exoesqueleto no Treino de Marcha (Adultos) - André Lima, Fábio Valentim e Filipa Neto

16h45 – Sessão de Encerramento

Local: Auditório do Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão 

06/03/2018 - Terapia da Fala | Interferência da pragmática na Comunicação

“Interferência da pragmática na Comunicação

Programa brevemente

20/03/2018 - Serviço Social | Campos de Atuação e Identidades Profissionais

Inscreva-se gratuitamente aqui!

Programa:

14h30 às 15h00 – “Campos de Atuação e Identidades Profissionais"Esta comunicação destaca os campos de atuação e as identidades profissionais percebidas e construídas pelos ​ ​Assistentes Sociais em Portugal. Pretende-se debater de que modo os processos de mudança social e política (questões sociais, complexidades, austeridade e nova gestão ​pública) influenciam a intervenção dos assistentes sociais e reconfiguram a profissão.  Nesta abordagem consideramos o sector da saúde como um campo onde o Serviço Social  emergiu e se consolidou  destacando os desafios para a profissão neste contexto.

15h00 às 15h15 – Debate

Local: Sala Multiusos 1 do Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão

Oradores:

Maria Irene Carvalho - ​Professora Auxiliar convidada no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas ISCSP ​-Universidade de Lisboa – Investigadora Integrada no Centro de Administração e Políticas Públicas – CAPP e Coordenadora do Núcleo de Investigação em Serviço Social​.

Carla Pinto – ​Professora Auxiliar no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas ISCSP ​- Universidade de Lisboa -Investigadora Integrada no Centro de Administração e Políticas Públicas – CAPP e Coordenadora do Núcleo de Investigação em Serviço Social​.

06/04/2018 - Enfermagem | O Crescimento das Crianças com Paralisia Cerebral e Fatores Associados

“O Crescimento das Crianças com Paralisia Cerebral e Fatores Associados

Programa brevemente

13/04/2018 - Psicologia | Realidade virtual

“Realidade virtual

Programa brevemente

20/04/2018 - Encerramento

Programa brevemente